Artigos e Notícias

Glaucoma: o que é e como tratar

O glaucoma é uma doença ocular capaz de causar cegueira se não for tratada a tempo, pois 80% dos casos não apresentam sintomas no início da doença. Portanto, são fatores de risco para o glaucoma: idade avançada, hipertensão ocular e miopia elevada.

O portador do glaucoma não tratado começa a perder lentamente a visão periférica (lateral). Além disso, por ser lento e progressivo, a pessoa pode não notar nas fases iniciais.

Ainda assim, algumas doenças como o glaucoma podem ter caráter genético. Ou seja, uma pessoa que tenha história familiar de glaucoma tem mais chances de desenvolvê-la do que uma pessoa sem histórico da doença.

Por se tratar de uma doença assintomática, em geral, nas fases iniciais, um oftalmologista deve ser consultado também pelas pessoas com maior risco de desenvolver a doença (acima de 40 anos, negros, asiáticos, portadores de diabetes e miopia). A perda visual causada pelo glaucoma é irreversível, mas pode ser prevenida ou atrasada pelo tratamento.

Como é feito o diagnóstico?

O glaucoma pode ser detectado somente com o exame oftalmológico cuidadoso, no qual o médico faz a medida da pressão intraocular, o exame de fundo de olho e outros exames que fazem parte do check-up.

Tem tratamento?

Sim! A condição pode ser tratada com colírios, laser ou cirurgia em casos tardios. Mas não se esqueça: o diagnóstico precoce é fundamental!

O nosso cuidado está em cada olhar. Gostou do conteúdo e ficou interessado em marcar uma consulta? Então, entre em contato pelo telefone: (71) 3235-1031 ou WhatsApp: (71) 99900-6380. Aceitamos convênios.

Para acessar mais conteúdos informativos, acompanhe nosso Instagram.



Nossa Localização

Endereço: Rua Agnelo de Brito, nº 90, 1º e 2º andar, Edf. Garibaldi Memorial, Garibaldi. Salvador – BA. Cep.: 40210-245.