Estima-se que o ceratocone atinja uma em cada 20 mil pessoas no Brasil.
Trata-se de uma doença ocular não inflamatória que afeta a estrutura da córnea, provocando uma deformação e saliência em formato de cone. Esse defeito provoca a percepção de imagens distorcidas e pode promover o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia.
Dessa forma, os sintomas variam de acordo com a fase da doença, sendo o mais característico a perda progressiva da visão com aspecto borrado e distorcido. Além desse, existe a fotofobia, sintoma que afeta a visão noturna, visão dupla e ocasionais coceiras.
A princípio, no início da doença o uso de óculos é suficiente para recuperar a qualidade visual, à medida que a doença se agrava, lentes de contato especiais e cirurgia tornam-se as opções de correção mais eficazes.
Entretanto, caso apresente algum dos sintomas, é imprescindível que consulte o oftalmologista para que chegue a um diagnóstico preciso e inicie o tratamento adequado para você.
Ainda assim, é válido destacar que a doença pode desencadear consequências graves a visão se não for tratada cedo. O tratamento dependerá do estágio da enfermidade, podendo ser tratada desde o uso de óculos e lentes até cirurgias.
Sendo assim, é fundamental que o paciente procure um oftalmologista ao menor sinal da enfermidade para realizar os cuidados.
O nosso cuidado está em cada olhar. Gostou do conteúdo e ficou interessado em marcar uma consulta? Então, entre em contato pelo telefone: (71) 3235-1031 ou WhatsApp: (71) 99900-6380. Aceitamos convênios.
Para acessar mais conteúdos informativos, acompanhe nosso Instagram.
Endereço: Rua Agnelo de Brito, nº 90, 1º e 2º andar, Edf. Garibaldi Memorial, Garibaldi. Salvador – BA. Cep.: 40210-245.