A cirurgia consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo (facoemulsificação), e na substituição por uma lente intraocular artificial. A evolução da técnica permite hoje incisões muito pequenas, entre 2 e 3 milímetros, o que dispensa a necessidade de sutura na maioria dos casos, e possibilita que o paciente seja submetido à cirurgia com anestesia local (colírio ou infiltração). O tempo de cirurgia é de aproximadamente 25 minutos, porém a preparação pode ter duração de até 03 horas a depender do paciente.
Geralmente, após breve recuperação cirúrgica o paciente recebe alta e vai para casa. Em poucos dias o paciente retorna às atividades do dia-a-dia de acordo com as instruções do cirurgião. Como em qualquer procedimento cirúrgico, há possibilidade de complicações, embora elas não são sejam frequentes nesta cirurgia.
A substituição do cristalino natural é feita por lentes intraoculares. Existem vários modelos de lentes disponíveis, sendo importante estabelecer junto com seu médico suas necessidades e expectativas em relação ao resultado cirúrgico. No estágio atual das lentes de alta tecnologia, devemos considerar alguns aspectos, como:
Lentes Monofocais
As lentes monofocais subistituem o cristalino e podem corrigir a visão para distância, diminuindo graus de miopia e hipermetropia, havendo necessidade de óculos para perto na maioria das vezes. Pode-se optar pela correção de um dos olhos para perto, após conversa com seu oftalmologista. Existem lentes diferenciadas que permitem menor abertura da córnea, recuperação visual mais rápida, refração mais precisa, proteção contra raio ultravioleta, com maior proteção da retina, entre outras.
Lentes Monofocais Tóricas (CORRIGE ASTIGMATISMO)
É uma opção de lente asférica que ao substituir o cristalino podem corrigir a visão para distância, diminuindo graus de miopia, hipermetropia e possibilitando a correção de astigmatismo. Nesta opção o paciente precisará ainda de óculos para perto na maioria das vezes. Pode-se optar pela correção de um dos olhos para perto, após conversa com seu oftalmologista. Estas lentes proporcionam melhora da qualidade visual, por aumentar a sensibilidade ao contraste.
Lentes Multifocais
As Lentes multifocais podem ser bifocais (corrigem visão de perto e longe) ou trifocais (corrigem visão de perto, intermediária e longe).
É uma opção boa para as pessoas que buscam uma maior independência dos óculos com a cirurgia. Somente seu médico pode avaliar se você é apto ao implante das lentes multifocais ou não.
Lentes Multifocais Tóricas
São lentes com as mesmas características das multifocais citadas acima mas com um design diferenciado a fim de corrigir pessoas que tem também astigmatismo corneano.
Lentes com profundidade de foco estendida (EDOF)
Estas lentes surgiram recentemente e vieram para preencher uma lacuna entre as lentes já existentes. As lentes intraoculares multifocais e as trifocais, dividem a luz em pontos focais diferentes. Já as lentes de foco estendido, tem uma tecnologia que transmite a luz em várias distancias e cria um foco mais longo. Com isso o paciente pode ter boa visão para longe e para distância intermediaria, sendo ideais para aqueles que usam muito computadores, smartphones, tablets em seu dia a dia. A visão para perto (por exemplo para leituras prolongadas, ou com letras pequenas como bulas) pode precisar de correção com óculos neste tipo de lente.
É importante conhecer a probabilidade dos resultados, riscos e reações adversas que podem ocorrer ao definir a lente a ser implantada. A utilização das lentes de tecnologia avançada oferecem muitas possibilidades, sendo um avanço significativo das cirurgias de catarata. Converse com seu médico e defina a lente que trará mais benefícios e qualidade de vida para você.
Endereço: Rua Agnelo de Brito, nº 90, 1º e 2º andar, Edf. Garibaldi Memorial, Garibaldi. Salvador – BA. Cep.: 40210-245.