O que é o crosslinking?
E uma técnica cirúrgica que consiste em aplicar raios ultravioletas do tipo A associado à riboflavina (vitamina B2) para fortalecer a córnea através do aumento das ligações covalentes nas moléculas do colágeno. Portanto, o objetivo da cirurgia consiste em estabilizar o ceratocone em evolução.
Quais as indicações para cirurgia de Crosslinking?
As principais indicações são as seguintes patologias em evolução (comprovado com topografia de córnea)
O crosslinking irá melhorar a visão?
O objetivo do crosslinking é “congelar” a córnea como está, portanto, esta indicado nos pacientes com boa visão de óculos ou com uso de lente de contato
Como é a cirurgia?
Remove-se o epitélio, que é a camada mais superficial da córnea, e aplica-se a riboflavina (vitamina B2) por 30 minutos. Após esse período, continua a instilação do colírio associado à exposição a luz UVA para modificação da estrutura das fibras da córnea e consequente fortalecimento. Ao final do procedimento uma lente de contato que funciona como curativo é colocada.
O Fast Crosslinking é um procedimento mais recente no qual o tempo de aplicação é diminuído e é utilizado uma maior potência.
Quais os riscos do crosslinking?
Infecção, turvação visual por um período, cicatrização inadequada. Caso ainda exista progressão, novo procedimento pode ser realizado.
Como é a recuperação?
A visão pode ficar bem turva nos primeiros dias de cirurgia. O paciente pode ter desconforto, sensação de areia, ardência, luz incomodar . Após 2-3 dias é possível voltar ao trabalho.
Quais os cuidados no pós operatório?
Evitar sol para uma cicatrização adequada, portanto uso de óculos escuros diariamente por 30 dias. Evitar praia e piscina por 30 dias. Utilização de colírios recomendados, atividade físicas devem ser interrompidas por 7 dias.
Endereço: Rua Agnelo de Brito, nº 90, 1º e 2º andar, Edf. Garibaldi Memorial, Garibaldi. Salvador – BA. Cep.: 40210-245.