Conjuntivite

 

 

É a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Pode acontecer nos dois olhos, ter duração de 7 a 15 dias e não costuma deixar sequelas.

Pode ser causada por reações alérgicas, por vírus e bactérias, sendo estes últimos contagiosos.

Os sintomas, em geral, são olhos vermelhos, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, secreção, pálpebras inchadas e coceira.

Durante o período da conjuntivite é recomendado: evitar aglomerações, lavar rosto e as mãos com frequência, não coçar os olhos, não compartilhar toalhas, travesseiros ou cosméticos que fiquem em contato com olhos e não usar lentes de contato.

O primeiro passo é procurar um oftalmologista, pois o tratamento da conjuntivite é determinado pelo agente causador da doença. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. O tratamento da conjuntivite bacteriana inclui a indicação de colírios antibióticos, que devem ser prescritos por um médico, pois alguns colírios são altamente contra-indicados, porque podem provocar complicações ou agravar o quadro.