Cirurgia de Catarata

     

A cirurgia consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado Facoemulsificação, e substituição por uma lente intraocular artificial. A evolução da técnica permite hoje incisões muito pequenas, entre 2 e 3 milímetros, o que dispensa a necessidade de sutura na maioria dos casos e possibilita que o paciente seja submetido à cirurgia com anestesia local (colírio ou infiltração). O tempo de cirurgia é de aproximadamente 25 minutos, porém a preparação pode ter duração de até 03 horas a depender do paciente.

 

Para ver a animação da cirurgia,

clique na figura

   

Geralmente, após breve recuperação cirúrgica o paciente recebe alta e vai para casa. O retorno gradativo da visão inicia-se dentro de 24 horas conforme o organismo do paciente. Em alguns casos a visão começa a  ficar nítida logo após a  cirurgia.
Em poucos dias o paciente retorna às atividades do dia-a-dia de acordo com as instruções do cirurgião. Há possibilidade de complicações, como em toda cirurgia. Entretanto, não são freqüentes na cirurgia de Facoemulsificação.

 

Lentes Intraoculares

A substituição do cristalino natural é feita por lentes intraoculares. Existem vários modelos de lentes disponíveis, sendo importante estabelecer junto com seu médico suas necessidades e expectativas em relação ao resultado cirúrgico. No estágio atual das lentes de alta tecnologia, devemos considerar alguns aspectos, como:

Características da lente;

Seleção dos pacientes e dos olhos;

Expectativas, resultados e efeitos colaterais.

 

Características das lentes

Lentes Monofocais

São uma opção de lente que ao substituir o cristalino podem corrigir a visão para distância, diminuindo graus de miopia e hipermetropia, havendo necessidade de óculos para perto na maioria das vezes. Pode-se optar pela correção de um dos olhos para perto, após conversa com seu oftalmologista. Existem lentes diferenciadas que permitem menor abertura da córnea, recuperação visual mais rápida, refração mais precisa, proteção contra raio ultravioleta, com maior proteção da retina, entre outras. 

Lentes Monofocais Tóricas (CORRIGE ASTIGMATISMO)

São uma opção de lente asférica que ao substituir o cristalino podem corrigir a visão para distância, diminuindo graus de miopia, hipermetropia e possibilitando a correção de astigmatismo, havendo necessidade de óculos para perto na maioria das vezes. Pode-se optar pela correção de um dos olhos para perto, após conversa com seu oftalmologista. Estas lentes proporcionam melhora da qualidade visual, por aumentar a sensibilidade ao contraste.

Lentes Multifocais (CORRIGE VISÃO PARA PERTO E LONGE)

São uma opção de lente asférica que ao substituir o cristalino podem devolver a capacidade de enxergar de longe e de perto e com boa visão intermediária. Estas lentes incorporam um design diferenciado, proporcionando melhor qualidade visual e mais independência dos óculos. Somente seu médico pode avaliar se você é apto ao implante das lentes multifocais.

Lentes Multifocais Tóricas

São uma opção de lente asférica que ao substituir o cristalino podem devolver a capacidade de enxergar de longe e de perto e com boa visão intermediária, possibilitando a correção de astigmatismo. Estas lentes incorporam um design diferenciado, proporcionando melhor qualidade visual e mais independência dos óculos. Somente seu médico pode avaliar se você é apto e vai se beneficiar com o implante das lentes multifocais tóricas. 

 

Seleção dos pacientes e dos olhos

Você deve compartilhar com seu médico as expectativas em relação ao resultado cirúrgico, atividade profissional e estilo de vida para definir, dentre as opções de lentes, a que melhore sua qualidade de vida e traga mais benefícios para você. A avaliação dos olhos é feita através de exames especializados, que ajudarão a definir a melhor lente a ser implantada.

Expectativas, resultados e efeitos colaterais

É importante conhecer a probabilidade dos resultados, riscos e reações adversas que podem ocorrer ao definir a lente a ser implantada. A utilização das lentes de tecnologia avançada oferecem muitas possibilidades, sendo um avanço significativo das cirurgias de catarata. Converse com seu médico e defina a lente que trará mais benefícios e qualidade de vida para você.

 

CONHEÇA AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE

CIRURGIA DE CATARATA